Água na Lua !
Home Acima Água na Lua ! Alexandre Elias Alex Elias II Álvaro Cunha Cecy Hirano Edilberto Silva J o r n a i s Mar Doce Miguel Ignatios Miranda Neto Planeta Água Sergio Silva Zenóbio Alfano

 

 

" NASA CONFIRMA: ÁGUA NA LUA! "
     (Publicado por Sergio Silva, no Jornal do Síndico/Belém-março/98)

Danúbio Azul
Midi
Sobre as Ondas
N A S AA NASA acaba de anunciar que a Lua possui uma enorme quantidade de água congelada!  A notícia causou grande comoção junto à comunidade científica internacional. Era só isso que estava faltando para assanhar a imaginação de todos.
Se a interpretação das informações enviadas pela nave americana de prospecção estiver realmente correta, cada centavo gasto pelos Estados Unidos no programa espacial poderá ter sido o mais importante investimento da humanidade em todos os tempos. A existência de água na Lua viabilizaria a construção e manutenção de uma Estação Lunar, abrindo novas perspectivas para exploração espacial. A possibilidade de extração do hidrogênio líquido, como combustível para as naves espaciais, e do oxigênio, indispensável à vida do homem fora de nosso planeta, poderá confirmar o que já foi previsto na ficção.
É fascinante que esses dois gases, altamente inflamáveis, estejam contidos na água!" ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS ? "
Um dos fatores que tornam essa descoberta tão importante, será o grande aumento de autonomia que as naves espaciais que partirem da Terra poderão ter. Como se sabe, a maior parte do combustível que essas naves carregam, é gasta para que elas consigam sair do campo de gravidade da Terra, que é muitas vezes maior do que o da Lua. Assim, a existência de água na Lua permitiria o reabastecimento dessas naves em uma Estação Lunar, para que o homem possa atingir outros pontos do Universo.
Talvez fosse muito mais barato salvar o ecossistema da Terra, para garantir a sobrevivência da humanidade aqui mesmo. Mas, em sua grande aventura de viver, o homem não resiste aos desafios. Em busca da conquista do Universo, talvez a ciência consiga encontrar algum lugar no espaço infinito, onde a perpetuação da nossa espécie possa continuar, quando os nossos semelhantes estiverem consumando a destruição do nosso planeta, tornando impossível a vida na Terra.
Há uma máxima filosófica garantindo que, "tudo que for possível ser feito, será"! Então, cedo ou tarde, e depende de todos nós, algo assim, como uma Arca de Noé sideral... será o único caminho para a sobrevivência da espécie humana.
A menos que você, conscientizado de que também é responsável, ajude a impedir a destruição do planeta por motivos criados pelo próprio homem. 
( Sergio Silva )
 

 

[Home]   -   [Rio Maguari]   -   ["Reflexões sobre a água..."]   -   [Trabalhos Colegiais]