Cecy Hirano
Home Acima Água na Lua ! Alexandre Elias Alex Elias II Álvaro Cunha Cecy Hirano Edilberto Silva J o r n a i s Mar Doce Miguel Ignatios Miranda Neto Planeta Água Sergio Silva Zenóbio Alfano

 

Este artigo foi gentilmente enviado por nossa colaboradora Cecy Hirano
separador
CECY HIRANO
Jornalista - Editora da Revista " Água Online "
Diretora da ABES-RS
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Divisão RS
Idealizadora da Semana Interamericana da Água no RGS

Lamento, seu navegador não está suportando Java (SSilva)

Azul da cor do mar   Lágrima   Menino do Rio  midis )
A INFLUÊNCIA DO MEIO AMBIENTE NA SAÚDE HUMANA
Jornalista Cecy Hirano
      Um recente informe da Organização das Nações Unidas, divulgado em Washington, revela que mais de 3 milhões de crianças morrem no mundo a cada ano, de diarréia, por falta de água potável e infra-estrutura sanitária.
      Outras situações de degradação ambiental, como a emissão de chumbo, causam danos cerebrais e renais na população infantil. Os especialistas advertem que os habitantes de países onde se produzem processos de desenvolvimento muito acelerados, como China e Brasil, enfrentam uma combinação perversa de serviços sanitários inadequados e contaminação industrial.
      Mesmo as nações industrializadas da Europa e América do Norte seguem sendo vulneráveis. Contaminantes industriais na água e no ar contribuem para a elevada taxa de enfermidades crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares.
      O informe examina situações como a expansão da agricultura, a industrialização e uso mais intenso da energia, como agravantes da degradação ambiental e que influem sobre a saúde humana. As estimativas são de que cerca de 5 milhões de pessoas são envenenadas a cada ano nos países em desenvolvimento como resultado da atividade agrícola.
      Outro reflexo das condições ambientais, como o desmatamento e as queimadas, é a disseminação de enfermidades infecciosas como a malária e a leshmaniose, pois se criam as condições adequadas para a reprodução dos mosquitos e outros insetos que transmitem este tipo de doenças. Mudanças climáticas, que geram secas e inundações, facilitam a propagação de epidemias de dengue e cólera mesmo em regiões onde nunca houve contágio. O informe reconhece que enquanto a Medicina avançou, descobrindo vacinas e remédios mais eficazes, houve um descuido geral com relação ao Meio Ambiente e às medidas de prevenção.
      Ao divulgar os dados a ONU propõe que governos, organizações não- governamentais, empresas, comunidades e agências internacionais cooperem em um esforço conjunto para melhorar o acesso à água potável e a preservação dos mananciais hídricos, infra-estrutura sanitária, higiene e uso de tecnologias mais limpas e eficientes.
      Em sintonia com esse alerta e o apelo de mobilização, a seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) e mais de 50 outras entidades, públicas e privadas, vêm preparando a V Semana Interamericana da Água, programada este ano para 17 a 24 de outubro, com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância da água - e principalmente a sua preservação - na manutenção da saúde humana e da vida na Terra.
      O chamamento é principalmente para que a área empresarial se engaje nessa campanha de esclarecimento. Especialmente porque as indústrias do Rio Grande do Sul, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, vêm realizando um grande esforço para melhorar seus índices ambientais reconhecendo que nenhum desenvolvimento será pleno se não for ambientalmente sustentável.
      E que o progresso tem que se refletir em mais saúde e melhor qualidade de vida para a população.
(Cecy Hirano)                       

separador

Volta ao topo da página
COMENTÁRIO DA HIGISERVICE:
      Sem descuidar de outros setores do saneamento ambiental, Cecy Hirano vem dedicando um esforço extraordinário voltado à qualidade da água, e em especial à qualidade da água destinada ao consumo humano, como Diretora da ABES-RS, Jornalista e Cidadã e, mais recentemente, editando a importante e bem elaborada revista "Água Online".
      Quando a água não recebe o tratamento adequado, o prejuízo à saúde pública é enorme e muitas vezes irreparável, com a perda de tantas vidas humanas, principalmente de crianças inocentes.
      Seja pelo despejo de resíduos industriais, sem qualquer tratamento, em mananciais superficiais, seja pela contaminação das águas subterrâneas atingidas pelo chorume dos "lixões" urbanos, ou mesmo pela contaminação de água tratada nos reservatórios dos próprios consumidores; TODAS as agressões cometidas contra a água, devem ser intransigentemente combatidas.
      Portanto, o louvável trabalho que vem sendo desenvolvido por Cecy Hirano merece todo apoio da Higiservice.

Sergio Silva

Diretor da Higiservice Saneamento

Sergio Silva

00-flash.gif (971 bytes)

[Home]   -   [Rio Maguari]   -   ["Reflexões sobre a água..."]   -   [Trabalhos Colegiais]