AdrianeJackson
Home Acima LIVRO 2006 AdrianeJackson Alyne Marchiori Ana Alcântara Ana Costa Ana Farias Bruna Corecha Bruno Oliveira ClaudionorSilva Jr Cristiane Lopes Débora Macedo Edvilson SilvaJr Felipe Carvalho FranciscaVieira Gabriela Rocha Giuliana Santos Gleidson Sousa Jeanny Karlla Joelma Costa José MªCosta Jr Juliana Silva Karine Corecha Kerollen Costa Laís Bibas Larissa Alves Liege Arruda Lorena Ramos Luísa Silva Naina Jardim OsmarcelinaCardoso Priscila Silva RaimundoVictor RamayanaPena Sálua Fayal Samuel Aquino ShirsellemCosta Vanessa Alves Waldecy Cunha Jr

 

 

I Concurso de Redação "Minha água, minha vida"

Realização HIGISERVICE-Y.YAMADA - Dia Mundial da Água 2006

ADRIANE JACKSON DE VASCONCELOS   
1ª Série do Ensino Médio   
E.E.E.F.M.
Ulysses Guimarães
   
Belém - PA 
  

 
MINHA ÁGUA, MINHA VIDA

A água é o componente mais importante para a vida. Mais de 70% da superfície da Terra são recobertos pelas águas dos rios, mares e oceanos. Além disso, a água cobre na forma de gelo 10% das terras emersas no planeta. Pouca água forma-se na Terra. A que compõe a chuva, por exemplo, já caiu bilhões de vezes no passado e continuará a fazê-lo no futuro.

Muitos cientistas acreditam que a própria vida teve início nas águas salgadas dos mares. O gosto salgado do nosso sangue, suor e lágrimas parece confirmar esta suposição.

A água é uma exceção a muitas regras da natureza por causa de suas propriedades fora do comum.

Ela compõe-se de pequenas partículas chamadas moléculas. Cada gota contém milhões de moléculas. Cada molécula por sua vez, consiste de partículas menores ainda chamados átomos. As moléculas de água são compostas de átomos de hidrogênio e oxigênio.

A água é uma substância abundante de matéria viva.

A água pura é difícil ser encontrada na natureza. Em geral, as águas na natureza contem gases e sais minerais dissolvidos. Freqüentemente apresenta inúmeras impurezas, como microorganismos e partículas de terra.

A água na natureza move-se continuamente dos oceanos para o ar, do ar para a terra, e daí retorna aos oceanos. Por causa deste ciclo, a água existente na Terra, é um dos elementos mais singulares da natureza. Nenhuma substância pode fazer tudo o que a água é capaz de realizar.

Toda planta, animal e o ser humano, precisam de água. A razão disso é que todos os processos vitais requerem água. Mas o homem depende de água para outras coisas além da manutenção da vida.

Hoje em dia, mais do que nunca, a água é escrava e senhora do homem. Usamos a água em casa para limpeza na cozinha, no banho e para eliminar resíduos, para irrigar plantações de maneira a produzir alimentos. Nas fábricas o material mais usado é a água dos grandes rios e cachoeiras para produzir eletricidade.

Mas a água tem outros usos. Além do abastecimento das casas, é usada na agricultura para irrigação das lavouras, pelas industriais, para geração de energia elétrica, lazer, nadar, brincar e se refrescar.

A água é distribuída de maneira desigual. Há regiões que sofrem seca permanente. Outras regiões têm em geral abundância de água, mas podem sofrer secas ocasionais. Além disso, o homem criou muitos problemas por erros nos seus planos de abastecimento.

A água geralmente é o destino final de qualquer material contaminado e de poluentes jogados na atmosfera e no solo. Os poluentes podem descer até os lençóis freáticos, escorrer para os lagos, rios e oceanos. Lixo e esgotos domésticos e industriais são os mais comuns.

Muitas pessoas gastam em seu domicilio água a toa: deixa torneira aberta, demora muito tempo no chuveiro, aperta a descarga sem necessidade, lavam calçadas com esguicho. É um enorme desperdício.

A poluição e contaminação da água são formas diversas de desequilíbrio ecológico. Ambas podem tornar inviável a sobrevivência da humanidade e de toda a vida na Terra.

Muito dos nossos problemas ligados as águas surgiram porque temos fartura da mesma e é fácil de obter. A água é relativamente barata, o que leva o consumidor a usá-la sem cuidado e até desperdiçá-la. As águas servidas e outros resíduos são lançados sem tratamento nos rios, lagos, prejudicando a água. Muitas vezes são causados pelas atitudes e hábitos do povo. As pessoas devem se preocupar em evitar a poluição de rios e lagos pelos despejos e impedir o desperdício de água. Cada individuo deve saber de que mananciais provém a água de sua cidade e aprender como se faz o tratamento das águas, como melhor usá-la e lançá-la no esgoto.

A falta de água preocupa a humanidade, porque a demanda de água está aumentando rapidamente. Muita gente receia que o mundo não tenha água suficiente para atender as necessidades do homem.

Para evitar que este recurso continue sendo cada vez mais mal utilizado e destruído. É preciso que se faça campanhas de esclarecimento, através dos órgãos de comunicação, alertando para os cuidados que podemos ter sobre este precioso recurso natural.

Como:

Evitar poluir fonte de água;

Fechar bem as torneiras, não deixar ficar pingando;

Não deixar a torneira aberta, com água escorrendo quando não estiver usando;

Evitar banhos demorados;

Evitar vazamentos de canos;

Não use água para lavar calçadas, prefira usar a vassoura.

 

Adriande Jackson de Vasconcelos 
1ª série do Ensino Médio 
E.E.E.F.M. Ulysses Guimarães / Belém - PA
 

 

[MÚSICA 'MOLHADA']  [OUTRAS REDAÇÕES-2006]