Cristiane Lopes
Home Acima LIVRO 2006 AdrianeJackson Alyne Marchiori Ana Alcântara Ana Costa Ana Farias Bruna Corecha Bruno Oliveira ClaudionorSilva Jr Cristiane Lopes Débora Macedo Edvilson SilvaJr Felipe Carvalho FranciscaVieira Gabriela Rocha Giuliana Santos Gleidson Sousa Jeanny Karlla Joelma Costa José MªCosta Jr Juliana Silva Karine Corecha Kerollen Costa Laís Bibas Larissa Alves Liege Arruda Lorena Ramos Luísa Silva Naina Jardim OsmarcelinaCardoso Priscila Silva RaimundoVictor RamayanaPena Sálua Fayal Samuel Aquino ShirsellemCosta Vanessa Alves Waldecy Cunha Jr

 

 

I Concurso de Redação "Minha água, minha vida"

Realização HIGISERVICE-Y.YAMADA - Dia Mundial da Água 2006

CRISTIANE CARDOSO LOPES
5ª série do Ensino Fundamental 
Colégio Donatila Santana Lopes / Belém - PA
 

 

MINHA ÁGUA, MINHA VIDA

 

Nascemos em um mundo, onde logo cedo aprendemos o valor de determinadas coisas, como ter um bom emprego, uma boa casa, o melhor carro e assim vai... A busca desenfreada do homem em direção aquilo que aprendeu ser valioso não tem fim.

Quem não gostaria de enriquecer possuindo ouro, pérolas ou diamantes?

O que o homem não sabe, ou pelo menos não tem consciência, é que já nascemos ricos, proprietários de algo, que vai muito mais além do ouro, de pérolas e diamantes, sendo que não precisamos ir ate um “garimpo”, para obtê-la. Este “tesouro” ainda está bem ao nosso alcance, dentro de nossas casas. Estou falando da água.

A água é o nosso bem maior, é o patrimônio mais importante que possuímos. Ela é a herança que deixaremos para os nossos filhos e netos, ela passará de geração em geração. Será mesmo? Do jeito que ela vem sendo desperdiçada, estamos a cada dia empobrecendo, perdendo a nossa riqueza, perdendo o nosso bem maior. Estamos deixando-a ir embora. Sem a consciência de que sem ela, não só ficaremos pobres, como também morreremos. Exagero? Não. Pois Deus quando fez o Homem, o criou com mais da metade do seu corpo composto de água. O que fazer para impedir tal tragédia? A solução também está bem perto de nos, ao nosso alcance, em nossas mãos.

Se cada um de nos fizer, a nossa parte, fechando a torneira quando não estiver usando, desligando o chuveiro, na hora do shampoo, são atitudes que parece pequenas mais que unidas às mesmas atitudes de outras pessoas, farão uma grande diferença no futuro. Precisamos cuidar da nossa água hoje, para que ela não se torne uma raridade amanhã. Devemos ensinar a todas as crianças, que sem água, não conseguiremos viver, as plantas morrerão, as flores desaparecerão, que horrível seria para o nosso planeta, ou será que achamos que foi à toa, que Deus criou o mundo mais composto de água do que por terra. Até poderíamos chamar o nosso planeta de “planeta água”.

Aqui fica o meu apelo, a minha esperança, de um dia vivermos em um mundo melhor, de poder continuar bebendo o meu “tesouro”, que é a minha água, a minha vida.

Cristiane Cardoso Lopes 
5ª série do Ensino Fundamental 
Colégio Donatila Santana Lopes / Belém - PA

 

[MÚSICA 'MOLHADA']  [OUTRAS REDAÇÕES-2006]