Juliana Silva
Home Acima LIVRO 2006 AdrianeJackson Alyne Marchiori Ana Alcântara Ana Costa Ana Farias Bruna Corecha Bruno Oliveira ClaudionorSilva Jr Cristiane Lopes Débora Macedo Edvilson SilvaJr Felipe Carvalho FranciscaVieira Gabriela Rocha Giuliana Santos Gleidson Sousa Jeanny Karlla Joelma Costa José MªCosta Jr Juliana Silva Karine Corecha Kerollen Costa Laís Bibas Larissa Alves Liege Arruda Lorena Ramos Luísa Silva Naina Jardim OsmarcelinaCardoso Priscila Silva RaimundoVictor RamayanaPena Sálua Fayal Samuel Aquino ShirsellemCosta Vanessa Alves Waldecy Cunha Jr

 

 

I Concurso de Redação "Minha água, minha vida"

Realização HIGISERVICE-Y.YAMADA - Dia Mundial da Água 2006

JULIANA CARVALHO SILVA
5ª série do Ensino Fundamental 
Colégio Ipiranga / Belém - PA
 

 

MINHA ÁGUA, MINHA VIDA

A água, como todos nós sabemos, é um elemento essencial para que a vida exista na Terra. Nenhum ser, animal ou vegetal, sobrevive sem ela. Mas esse não é seu único papel na natureza. Ela molda rochas, modifica paisagens, forma rios, mares e lagos. Sem sua ação não teríamos o solo que nos dá alimento e é sustentação de grande parte da vida vegetal existente, então por que a poluímos? Não há resposta, o ser humano não tem porque, ou melhor, não deve poluir a água. Isso não é inteligência, o homem tem que agir como ser racional, pois como tudo, água também acaba.

É verdade que o planeta em que vivemos (Terra) possui muita água, então porque estamos preocupados com ela? É que 97,5% dessa água, que se encontra em oceanos e mares, é salgada, indisponível para o consumo humano. A outra parte, equivalente a 2,493%, é doce, mas se encontra em geleiras ou regiões subterrâneas de difícil acesso. E só 0,007% é doce e se encontra em rios, lagos e na atmosfera, de fácil acesso para o consumo humano.

O ser humano, que se diz inteligente, é o único animal que utiliza a água de forma inadequada: poluíndo-a, desperdiçando-a, entre outros. Mas já estamos sofrendo as conseqüências, onze países da África e nove do Oriente Médio já não tem água. A situação também é critica no México, Hungria, Índia, China, Tailândia e estados Unidos. A situação está piorando cada vez mais, precisamos mudar isso, e precisamos da colaboração de todo mundo, temos que acabar com o desperdício e poluição da água.

A água potável é necessária à vida, à saúde e à sobrevivência. A água nutre as plantas,serve de habitat aos peixes e aos organismos aquáticos e torna possível a agricultura. É indispensável para certas indústrias. Os rios e lagos permitem o transporte e as atividades de lazer. Sem ela como viveremos?

O homem tem que parar de poluir a água, e o pouco de água limpa que resta, o homem fica desperdiçando. Se continuarmos assim, estima-se que em 2025 faltará água em nosso planeta.

Existem algumas atitudes que ajudam a evitar essa poluição, como:

Não jogar lixos em córregos, lagos, rios e mares ou próximo a eles, fazer o tratamento dos esgotos residencial e industrial antes de despejá-los no meio-ambiente, fazer a manutenção nos equipamentos das indústrias para verificar se não há vazamento de substancias químicas, fiscalizar os garimpos.

Também podemos contribuir para que não haja mais o desperdício desse bem tão precioso:

Não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes, ao fazer a barba, sempre fechar o chuveiro ao se ensaboar, tomando esses cuidados, você estará ajudando a preservar a água!

O que estamos esperando? 

Vamos salvar o planeta água!

Juliana Carvalho Silva 
5ª série do Ensino Fundamental 
Colégio Ipiranga / Belém - PA

 

[MÚSICA 'MOLHADA']  [OUTRAS REDAÇÕES-2006]