Edvilson SilvaJr
Home Acima LIVRO 2006 AdrianeJackson Alyne Marchiori Ana Alcântara Ana Costa Ana Farias Bruna Corecha Bruno Oliveira ClaudionorSilva Jr Cristiane Lopes Débora Macedo Edvilson SilvaJr Felipe Carvalho FranciscaVieira Gabriela Rocha Giuliana Santos Gleidson Sousa Jeanny Karlla Joelma Costa José MªCosta Jr Juliana Silva Karine Corecha Kerollen Costa Laís Bibas Larissa Alves Liege Arruda Lorena Ramos Luísa Silva Naina Jardim OsmarcelinaCardoso Priscila Silva RaimundoVictor RamayanaPena Sálua Fayal Samuel Aquino ShirsellemCosta Vanessa Alves Waldecy Cunha Jr

 

 

I Concurso de Redação "Minha água, minha vida"

Realização HIGISERVICE-Y.YAMADA - Dia Mundial da Água 2006

EDVILSON CERQUEIRA SILVA JUNIOR
7ª série do Ensino Fundamental 
Centro Educacional Barão do Rio Branco / Castanhal - PA

 

MINHA ÁGUA, MINHA VIDA

No decorrer da história humana o que se pode notar é o crescente descaso pela água, porém não se dá conta de que isto é muito sério.

É dever da humanidade poupar e proteger este patrimônio universal. Sem água é impossível que os humanos vivam, isso mostra a importância de se poupar a água.

A água é versátil em suas utilidades, a exemplo a água da chuva serve para lavar louças, lavar roupas, cozinhar e para algumas outras coisas. A  água de rios, e até da chuva, serve para abastecer hidrelétricas que, por sua vez, gerarão energia, proporcionando uma boa vida aos cidadãos.

Já a água proveniente dos lençóis freáticos serve o consumo humano, para que possamos beber e abastecer o corpo de sais minerais.

Estima-se que apenas 3% da água existente na Terra seja própria para consumo, e que somente 0,6% estejam disponíveis para os humanos.

A água é fonte de vida, é fonte de boa vida, sem ela não podemos e nem conseguimos viver. Tudo isso mostra a importância de pouparmos água.

Ajude nosso planeta, poupe água, exija da prefeitura de sua cidade boas condições de saneamento básico, não prolonguem descargas, abra torneiras somente se for necessário, não jogue lixo nas encostas de rios e nem dentro dos mesmos.

Boas condições de saneamento básico ajudarão na preservação da água em nosso planeta.  Lembre que muitas vezes o esgoto que vem da sua casa, bem como o de seus vizinhos, irá cair dentro de rios, dentro de mais uma fonte de água.

Não pense que o fato de termos água hoje, significa que teremos água amanhã. Talvez até tenhamos, porem, de maneira escassa, não o suficiente para o sustento humano.

Você pode ajudar na preservação dela, lembre que você beneficiará as gerações que estão por vir.

Árvores secas e feias, piscinas vazias, rios secos, poderão ser apenas algumas das conseqüências da extinção da água. Pense que o desperdício pode se tornar em um sinal de morte no futuro. 

É uma pena que poucos se preocupem com estas questões... ainda bem que você está do nosso lado!

 

Edvilson Cerqueira Silva Junior 
7ª série do Ensino Fundamental 
Centro Educacional Barão do Rio Branco / Castanhal - PA

 

[MÚSICA 'MOLHADA']  [OUTRAS REDAÇÕES-2006]