Waldecy Cunha Jr
Home Acima LIVRO 2006 AdrianeJackson Alyne Marchiori Ana Alcântara Ana Costa Ana Farias Bruna Corecha Bruno Oliveira ClaudionorSilva Jr Cristiane Lopes Débora Macedo Edvilson SilvaJr Felipe Carvalho FranciscaVieira Gabriela Rocha Giuliana Santos Gleidson Sousa Jeanny Karlla Joelma Costa José MªCosta Jr Juliana Silva Karine Corecha Kerollen Costa Laís Bibas Larissa Alves Liege Arruda Lorena Ramos Luísa Silva Naina Jardim OsmarcelinaCardoso Priscila Silva RaimundoVictor RamayanaPena Sálua Fayal Samuel Aquino ShirsellemCosta Vanessa Alves Waldecy Cunha Jr

 

 

I Concurso de Redação "Minha água, minha vida"

Realização HIGISERVICE-Y.YAMADA - Dia Mundial da Água 2006

WALDECY SILVA DA CUNHA JÚNIOR
8ª série do Ensino Fundamental 
E.E.E.F.M. Vilhena Alves / Belém - PA

 

A ÁGUA, MINHA VIDA

A água é fundamental para nossa vida.  Não, não vou começar com esta frase porque isso todo mundo sabe, ou será que não?  O que eu vejo sobre a água hoje em dia, é lamentável: já não basta ter pouca e o que nos resta está sendo descontroladamente desperdiçada.

No país com a maior reserva de água doce do mundo, tem a seca, velha conhecida dos nordestinos.  Isso é a prova de que nós, que temos água em abundância, não sabemos cuidar de um bem tão precioso, que é a razão da nossa vida.

Água; água que daqui a alguns anos será motivo de discussões, briga, discórdia, então porque não cuidar dela agora, do que depois se lamentar.

A água está em quase todo lugar: na comida, no banho, no ar, ou seja, está presente todos os dias em nossa vida.  Desde pequeninos, aprendemos o quanto a água é fundamental para a existência de todos os seres vivos, sem exceção, então por que não exercemos o que nos ensinaram e o que nós sabemos a respeito da água, quando ela está se tornando escassa?

Água, poupar agora pra não faltar depois.  Esta frase deveria ser colocada em prática para as pessoas pararem e pensarem no que elas estão fazendo com a água, com a vida.  Queria saber o que as pessoas têm em mente sabendo que o globo terrestre está aquecendo, as calotas polares estão derretendo, o mundo está à beira do caos e a importância da água cresce cada vez mais.

A água surgiu há aproximadamente quatro bilhões de anos, quando ocorriam na Terra muitas erupções vulcânicas.  Das lavas, desprenderam-se gases e grandes vapores de água.  O vapor foi se acumulando; quando a temperatura baixou, os vapores transformaram-se em líquido, caindo na crosta da Terra sob forma de chuva.  As chuvas se acumularam formando mares, rios e lagos.

Até que o sofrimento lhe ensine, o homem desperdiçará água e depois aprenderá o valor dela.

Dentre todas as substâncias existentes e indispensáveis à vida, a água, sem dúvida, é a mais importante, a mais conhecida e a mais maravilhosa e, em sua maioria, as pessoas pouco sabem a seu respeito.

 A água está em sintonia direta comigo, no meu dia-a-dia e eu tento de um modo não desperdiça-la, ajudando a manter a razão não só do meu viver, mas de todo o resto do mundo, porque a água é minha vida.

 

Waldecy Silva da Cunha Júnior 
8ª série do Ensino Fundamental 
E.E.E.F.M. Vilhena Alves / Belém - PA

 

[MÚSICA 'MOLHADA']  [OUTRAS REDAÇÕES-2006]