Naina Jardim
Home Acima LIVRO 2006 AdrianeJackson Alyne Marchiori Ana Alcântara Ana Costa Ana Farias Bruna Corecha Bruno Oliveira ClaudionorSilva Jr Cristiane Lopes Débora Macedo Edvilson SilvaJr Felipe Carvalho FranciscaVieira Gabriela Rocha Giuliana Santos Gleidson Sousa Jeanny Karlla Joelma Costa José MªCosta Jr Juliana Silva Karine Corecha Kerollen Costa Laís Bibas Larissa Alves Liege Arruda Lorena Ramos Luísa Silva Naina Jardim OsmarcelinaCardoso Priscila Silva RaimundoVictor RamayanaPena Sálua Fayal Samuel Aquino ShirsellemCosta Vanessa Alves Waldecy Cunha Jr

 

 

I Concurso de Redação "Minha água, minha vida"

Realização HIGISERVICE-Y.YAMADA - Dia Mundial da Água 2006

NAINA YUKI VIEIRA JARDIM
8ª série do Ensino Fundamental 
Colégio São José / Castanhal - PA

 

MINHA ÁGUA, MINHA VIDA

No mundo contemporâneo a água é um recurso com disponibilidade limitada, e é indispensável à vida no planeta.  Ela é fonte de vida, é o nosso bem mais precioso, mas infelizmente o homem ainda não se conscientizou da sua importância.

A escassez da água é evidente em várias partes do mundo, sem o nosso bem maior, ocorrerão inúmeras catástrofes.  A situação mundial está cada vez mais crítica, a população está aumentando aceleradamente e o consumo de água crescendo.

Em um futuro próximo, se não cuidarmos da água, teremos que compra-la, quem sabe com preços superiores ao preço do petróleo.  O homem está desmatando e retirando recursos da natureza desenfreadamente, poluindo os rios e matando as nascentes de água doce, sem noção das graves conseqüências.  Há pouca água doce no planeta. Temos que preservar a que temos.

Estamos gastando água, estamos estocando água em represas, mas não estamos “produzindo água”. Produzir água, seria o reflorestamento, a cobertura da terra com plantas e árvores, gerando o enriquecimento do solo, que dará condições de infiltrar a água das chuvas, fazendo com que o ciclo da água ocorra de forma natural, seria uma das formas de ajudar a resolver a escassez da água.

Também é necessário que as indústrias reutilizem a água, retirem recursos da natureza, mas ao mesmo tempo invistam na natureza, por exemplo, com reflorestamento de áreas desmatadas e protegendo as margens dos igarapés, rios e lagos.  Devemos pensar nas gerações futuras para que esses possam ter água potável.

Não podemos esquecer de um fator muito importante, que é educar as pessoas e, principalmente, as crianças, a fim de que tenham uma consciência ecológica, para proteger a natureza e adotar medidas para economizar no consumo da água.

Segundo as pesquisas, no nosso planeta existe muita água doce, mas devido a má utilização, o desperdício, a poluição dos rios, várias pessoas sofrem com a falta da mesma.

Contudo devemos preservar a água enquanto há tempo, todos nós sempre dependemos da água. Agora é ela que dependerá de nós, de nossa atitudes, de nosso comportamento e do nosso grau de civilidade.

           

Naina Yuki Vieira Jardim 
8ª série do Ensino Fundamental 
Colégio São José / Castanhal - PA

 

[MÚSICA 'MOLHADA']  [OUTRAS REDAÇÕES-2006]