Dezembro 1998
Home Acima Dezembro 1998 Janeiro 1999 Fevereiro 1999 Março 1999 Abril 1999 Maio 1999 Junho 1999 Julho 1999 Agosto 1999 Setembro 1999 Outubro 1999 Novembro 1999 Dezembro 1999 Janeiro 2000 Fevereiro 2000 Março 2000 Abril 2000 Maio 2000 Junho 2000 Julho 2000

 

REFLEXÕES  SOBRE  A  ÁGUA...
Tudo o que você precisa saber sobre a água, agora também na Internet: sergiosilva@higiservice.com.br

== ANO IX == Nº. 101 ==== DEZEMBRO / 1998 ==== Colaboração Sergio Silva ====

ONDE O CONSUMO DE ÁGUA É MAIOR: CASA OU APARTAMENTO? 
Mais do que nunca é necessário promover mudanças culturais a fim de transformar o uso racional da água em um hábito de todos. Embora seja muito difícil conseguir que as pessoas abandonem o velho costume de desperdiçar água ao tomar banho, escovar dentes, barbear-se ou lavar pratos, é preciso conscientiza-las de que a água é um recurso finito, cada vez mais raro e mais caro. 
Numa louvável iniciativa, a Sabesp promoveu ano passado uma campanha publicitária com informações sobre o consumo de água, afirmando que nos apartamentos gasta-se mais água do que nas casas ou sobrados. Essa diferença fica por conta da pressão da água nos encanamentos, que nos prédios chega a ser até quatro vezes maior do que nas casas, fazendo com que o consumo nos apartamentos seja cerca de seis vezes maior. Assim, se uma pessoa passa 5 minutos escovando os dentes, com a torneira aberta, pode gastar 80 litros de água se estiver num apartamento e 12 litros numa casa. No entanto, se molhar a escova, fechar a torneira enquanto escova os dentes e reabri-la só para enxaguar a boca; gasta no máximo 1 litro de água. 
Só neste exemplo, a economia de água pode chegar a 79 litros em cada vez que alguém escova os dentes num apartamento, se adotar este procedimento! Imagine num banho de 15 minutos com o chuveiro aberto o tempo todo... 

A TEMPORADA DAS CHUVAS CHEGOU 
Com a chegada do inverno os postos de saúde e os hospitais ficam superlotados  de pacientes das chamadas doenças de inverno. Essas moléstias não escolhem classe social para atacar e causar os seus estragos. Pobres ou ricos, todos estão sujeitos a leptospiroses, hepatites, gastrenterites e outras, que fazem muitas vítimas entre as pessoas que têm contato com a água das enxurradas ou de praias contaminadas. Além de desentocar insetos e roedores, as enxurradas  trazem toda sorte de agentes patogênicos,  tais como as fezes e urina dos ratos e outros animais. Depois de atingir crianças que costumam brincar nas valas urbanas, a contaminação se espalha por igarapés, rios e praias; podendo chegar até a sua mesa, através de verduras e legumes irrigados com essas águas. 
Portanto previna-se: todo cuidado é pouco. Não permita que as crianças brinquem nas enxurradas, lave muito bem as frutas, legumes e verduras que são consumidas cruas... e, se apesar do inverno, decidir ir à praia, verifique com as autoridades sanitárias as suas condições de balneabilidade. 
Esperamos que as diretorias da Sespa, da Cosanpa e da Sesma, estejam preparando campanhas para alertar o povo sobre esses perigos... 

QUALIDADE DA ÁGUA É COISA MUITO SÉRIA 
Certas pessoas sentem-se imunes aos perigos representados pelas doenças de veiculação hídrica, só porque podem comprar toda a água mineral engarrafada de que precisam. Talvez esqueçam de que podem ser vítimas da contaminação por inúmeras outras maneiras, além da água que bebem... 
Desde 1988 anos venho procurando entre estas pessoas, alguma que também utilize água mineral para fazer a higiene íntima, lavar alfaces e tantas outras coisas do gênero, mas ainda não encontrei. Todas utilizam água encanada para estas outras formas de se consumir água, além daquela que bebem.  Apesar disso, sentem-se seguras. Mesmo que nem todas as águas minerais sejam tão puras quanto essas pessoas imaginam. 
Enquanto alguns ainda podem escolher a água que consomem, a ONU informa que em todo mundo morrem cerca de 40.000 crianças por dia, vítimas de água poluída e que, só na Índia, cerca de 8.000 vilarejos e muitas cidades não possuem qualquer fonte própria de água potável, e os seus habitantes se deslocam por quilômetros para encontrar um poço ou um rio onde possam se abastecer de água para o consumo. Todos os prognósticos apontam para um agravamento desta situação no próximo milênio, caso não se encontre uma solução. Pense nisso.

        C O N T A - G O T A S       

APROVEITADORES INESCRUPULOSOS 
Querendo fazer valer a “lei de Gerson” e a teoria do “nada se cria, tudo se copia”, pessoas inescrupulosas estão simplesmente copiando os textos originais da Higiservice, para iludir os consumidores e tentar tirar proveito da recente campanha publicitária veiculada nos horários nobres da TV Liberal de Belém, integrante da Rede Globo. 

Essa atitude vergonhosa é um verdadeiro atestado de incompetência daqueles que a praticam, e tem o objetivo de enganar o consumidor. Com textos literalmente copiados,  os farsantes iludem os incautos, como se realmente tivessem a tecnologia de alto nível, copiada apenas nos textos.

A HIGISERVICE SANEAMENTO avisa a todos que os seus documentos tem copyright registrado, e que o advogado da empresa está reunindo provas do seu uso indevido, para acionar os fraudadores. 

===========

"Quando a esmola é grande, o santo desconfia..."

( Sabedoria Popular )

                              [ ÍNDICE ]                                 Até breve!                     
Sergio Silva