Fevereiro 1999
Home Acima Dezembro 1998 Janeiro 1999 Fevereiro 1999 Março 1999 Abril 1999 Maio 1999 Junho 1999 Julho 1999 Agosto 1999 Setembro 1999 Outubro 1999 Novembro 1999 Dezembro 1999 Janeiro 2000 Fevereiro 2000 Março 2000 Abril 2000 Maio 2000 Junho 2000 Julho 2000

 

REFLEXÕES  SOBRE  A  ÁGUA...
Tudo o que você precisa saber sobre a água, agora também na Internet: sergiosilva@higiservice.com.br

==ANO IX == Nº. 103 ===== FEVEREIRO / 1999 ==== Colaboração Sergio Silva ======

A FÓRMULA DA ÁGUA: "H2O" 
A água tem sido durante tantos anos o tema central desta coluna e muito temos escrito sobre ela com o intuito de conscientizar as pessoas de sua importância e dos cuidados que devemos a ela. 
Durante esses anos temos recebido algumas críticas, consultas e sugestões, inclusive pela Internet, às quais sempre respondemos. Recentemente um jovem aluno de 2º. grau nos solicitou ajuda para um trabalho escolar e nos pareceu oportuno a matéria compilada abaixo, cujo teor didático poderá ser útil a outros estudantes.

 

ÁGUA - nome comum que se aplica ao estado líquido do composto de hidrogênio e oxigênio, H2O. 

 

Em um documento científico apresentado em 1804, o químico francês Joseph Louis Gay-Lussac e o naturalista alemão Alexander von Humboldt, conjuntamente, demonstraram que a água consistia de dois gases altamente inflamáveis na proporção de dois volumes de hidrogênio e um de oxigênio, tal como se expressa atualmente na conhecida fórmula H2O. 

A água pura é um líquido inodoro e insípido. Tem um matiz azul, que só pode ser detectado em camadas de grande profundidade. À pressão atmosférica (760 mm de mercúrio), o ponto de congelamento da água é de 0 °C e seu ponto de ebulição de 100 °C. Uma das propriedades notáveis da água, é que ao ser resfriada vai se contraindo até atingir a sua densidade máxima a uma temperatura de 4 °C, mas depois se expande novamente ao congelar-se. 

Suas propriedades físicas são usadas como padrões para definir escalas de temperatura e, no sistema métrico, a unidade de massa, o grama. 

A água é um dos agentes ionizantes mais conhecidos. Como todas as substâncias são, de alguma maneira, solúveis em água, é conhecida, freqüentemente, como o solvente universal. É a única substância que existe, a temperaturas comuns, nos três estados da matéria, ou seja, sólido, líquido e gasoso. 

Como já temos visto em outros artigos, a água é o principal componente da matéria viva e pode-se dizer que ela constitui de 50 a 90% da massa dos organismos vivos. 

A hidrologia é a ciência que estuda a distribuição da água na Terra, suas reações físicas e químicas com outras substâncias existentes na natureza, e sua relação com a vida no planeta. O movimento contínuo de água entre a Terra e a atmosfera é conhecido como ciclo hidrológico (ver a nossa coluna do mês passado). 

Produz-se vapor de água por evaporação na superfície terrestre e nas massas de água, e por transpiração dos seres vivos. Este vapor circula pela atmosfera e precipita em forma de chuva ou neve. 

As impurezas suspensas e dissolvidas na água natural impedem que esta seja adequada para alguns fins.

CAPRICHOS DA NATUREZA 
O "Mar Morto" é um lago salgado situado entre Israel e Jordânia, a 395 m abaixo do nível do mar. 
É a extensão de água mais baixa da Terra. Sua superfície é aproximadamente de 1.049 km2, ocupando a parte norte do Rift Valley. A leste se eleva o planalto de Moab, a 1.340 m acima do nível do mar; a oeste, o planalto da Judéia só alcança a metade dessa altura. 
Recebe água do rio Jordão, que entra no lago pelo norte, e de outras correntes menores. A grande quantidade de água doce só é reduzida pela evaporação, que é rápida devido ao cálido clima do deserto. O mar Morto, que é seis vezes mais salgado que os oceanos, contém, a uma profundidade de cerca de 300 metros, 27% de substâncias sólidas: cloreto de sódio, cloreto de magnésio, cloreto de cálcio, cloreto de potássio, brometo de magnésio e muitas outras substâncias. Não se encontra nenhuma classe de vida em suas águas, com exceção de vários tipos de micróbios. É economicamente importante como fonte de potassas, brometo, gesso, sal e outros produtos químicos. Em suas margens foram criados centros de saúde invernais que estão em desenvolvimento.


Extração de Sal do Mar Morto

        C O N T A - G O T A S       

Joseph Louis Gay-Lussac,  (1778-1850), químico e físico francês, conhecido por formular a lei dos gases, que ficou associada a seu nome. A lei de Gay-Lussac afirma que os volumes dos gases que intervêm numa reação química estão na proporção de números inteiros pequenos. 
=============
A sonda Mars Climate Orbiter decolou em 11/12/98 do centro espacial Kennedy, com a missão de observar as estações e estudar a distribuição de água em Marte. A sonda que foi transportada por um foguete Delta II, chegará às proximidades de Marte dia 23 de setembro de 1999, depois de uma viagem de nove meses e meio. 
=============
A atmosfera de Marte é formada por óxido de carbono 95%, nitrogênio 2,7%, argônio 1,6%, oxigênio 0,2%, e traços de vapor de água, monóxido de carbono e gases nobres. Marte é como um deserto muito frio. As temperaturas e as pressões da superfície são extremamente baixas na maior parte do planeta para que exista água em estado líquido. 

=============
"A espaçonave Terra não tem passageiros. 
Só tripulantes
."   ( S. Silva

                              [ ÍNDICE ]                                 Até breve!                     
Sergio Silva