Março 1999
Home Acima Dezembro 1998 Janeiro 1999 Fevereiro 1999 Março 1999 Abril 1999 Maio 1999 Junho 1999 Julho 1999 Agosto 1999 Setembro 1999 Outubro 1999 Novembro 1999 Dezembro 1999 Janeiro 2000 Fevereiro 2000 Março 2000 Abril 2000 Maio 2000 Junho 2000 Julho 2000

 

REFLEXÕES  SOBRE  A  ÁGUA...
Tudo o que você precisa saber sobre a água, agora também na Internet: sergiosilva@higiservice.com.br

==ANO IX == Nº. 104 ===== MARÇO / 1999 ==== Colaboração Sergio Silva ======

ÁGUA: UM ALIMENTO QUE REQUER CUIDADO 
O gaúcho Marcelo Leal, que além de ser um refinado gourmet, é especializado em análise de  águas,  escreveu uma carta muito interessante, focalizando a água do ponto de vista culinário. Nem todos se dão conta de que a água pode exercer uma influência direta sobre muitas iguarias, portanto é oportuno divulgar alguns trechos do texto de Marcelo Leal. 
"
Dentro de nossos hábitos alimentares, este ingrediente é constante em qualquer refeição que se faça. Dificilmente encontraremos uma receita dentro de nossa gastronomia, que não tenha água. Água no arroz, na massa, no pão, no café, no chá, no chimarrão, no suco, nos temperos, na sopa, na lavagem das saladas e por que não, a água como alimento puro! QEntretanto, quando existe a probabilidade de uma água trazer prejuízos à saúde, pensamos imediatamente na tradicional "diarréia" como se fosse a única doença que ela pudesse nos trazer. Engano!  Com o consumo de uma água desconhecida, podemos contrair desde as famosas hepatite e leptospirose, passando por cálculos renais, osteoporose, conjuntivites, fluorose dentária, queda de cabelos, escamações na pele, micoses, irritação na bexiga, até as populares dores de barriga." 
"
Você já pensou que a população do planeta está em constante crescimento? O Planeta Água está ficando com pouca terra para acomodar tanta gente. O que acontece é que muitos lençóis subterrâneos, de onde tiramos nossa ‘agüinha amiga’, estão ficando comprometidos, ora com esgoto humano, ora com dejetos industriais. Imagine os mananciais da superfície como os lagos, rios, riachos, e os que afloram como fontes e vertentes! De onde vem estas águas? Você sabe? Você arrisca um palpite? Não podemos esquecer que a água é o nosso principal alimento, e que sem ela a vida não é possível. Mas nem por isso precisamos beber água suja, nem acreditar simplesmente que cozinhando, estamos purificando a água. Este é um conceito equivocado. A prova está nas autuações que a Secretaria da Saúde está realizando em restaurantes que utilizam água de poço sem condições de consumo humano, ou seja, água que não atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde." 
"
Não estou dizendo que não podemos mais acreditar em água nenhuma, não é isto! Mas temos que encarar esta realidade de frente, do mesmo modo que encaramos outros problemas ambientais que indiretamente interferem na nossa alimentação. Água na mesa é iguaria constante." 
"
Você já fez café ou cozinhou com água mineral? Creio que não. Portanto, cuidado!" 

( Marcelo Leal - Quimioambiental / Porto Alegre-RS )

ÍNDIOS QUEREM INDENIZAÇÃO BILIONÁRIA POR CONTAMINAÇÃO DE AQÜÍFEROS 
Num processo sem precedente, indígenas equatorianos enfrentam, na Justiça americana, a multinacio-nal petrolífera Texaco, pedindo uma indenização de US$ 1,5 bilhão pela poluição de seus territórios. Os trinta mil indígenas representa-dos no processo acusam a companhia de transformar as terras onde vivem, na Amazônia equatoriana, numa imensa lixeira tóxica, contaminando o solo e a água com metais pesados e outros poluentes. 
Depois de uma verdadeira novela que se arrasta desde 1993, pois o processo não tinha sido admitido em primeira instância na Justiça de Nova Iorque, finalmente esta decisão foi revista no ano passado por um tribunal de recursos, e os índios conseguiram finalmente, no início de 1999, apresentar a sua argumentação para julgamento. 
 (Baguete Diário, 08/02/99) 

        C O N T A - G O T A S       

Falta de ferro no organismo pode causar distúrbios de comportamento e coordenação motora - Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos descobriram que distúrbios de comportamento e a falta de coordenação motora podem ser provocados pela deficiência de ferro no organismo. O excesso de ferro na água a deixa imprópria, então pesquisam variedades de trigo mais ricas em ferro, para corrigir o problema com o pão nosso de cada dia. 

Água oxigenada é um poderoso anti-séptico - A água oxigenada, comumente usada para descolorir cabelos e possibilitar a aplicação tinturas, é um anti-séptico poderoso de uso tópico. Foi obtida pela primeira vez pelo químico francês Louis Jacques Thénard em 1818. Desde então, o método de produzi-la não foi alterado. 

Lago Titicaca alimenta 300 mil índios - O Lago Titicaca, situado a mais de 3800 metros de altura, no planalto que se estende pela Bolívia e Peru, afora ser o lago navegável mais alto do mundo, é também um dos mais ricos em peixe. Calcula-se em 300 mil o número de índios que se alimentam do peixe capturado em suas águas. 

Só as fêmeas dos mosquitos é que picam... - Só as fêmeas dos mosquitos é que picam os mamíferos. Os machos são vegetarianos e sequer possuem o ferrão. As fêmeas necessitam de sangue para desenvolver seus ovos, os quais depois serão depositados em águas paradas, desde que estas águas sejam límpidas. Daí, a sua predileção por caixas d'água mal tampadas.

=============
"No Brasil, lei é como vacina.      
Algumas pegam, outras não."
  

( Otto Lara Resende - Escritor 1922-1992 )

                              [ ÍNDICE ]                                 Até breve!                     
Sergio Silva