Abril 1999
Home Acima Dezembro 1998 Janeiro 1999 Fevereiro 1999 Março 1999 Abril 1999 Maio 1999 Junho 1999 Julho 1999 Agosto 1999 Setembro 1999 Outubro 1999 Novembro 1999 Dezembro 1999 Janeiro 2000 Fevereiro 2000 Março 2000 Abril 2000 Maio 2000 Junho 2000 Julho 2000

 

REFLEXÕES  SOBRE  A  ÁGUA...
Tudo o que você precisa saber sobre a água, agora também na Internet: sergiosilva@higiservice.com.br

==ANO IX == Nº. 105 ===== ABRIL  / 1999 ==== Colaboração Sergio Silva ======

DIA MUNDIAL DA ÁGUA, COMEMORADO EM BELÉM 
A Diretoria do Núcleo Pará da ABAS,  Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, promoveu em 22 de março passado as comemorações do “Dia Mundial da Água”. O evento foi realizado no Auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Estado do Pará, em Belém, e contou com a presença de mais de 230 participantes.  
Após a abertura dos trabalhos, pelo Presidente do Núcleo Pará da ABAS, Dr. Antonio Carlos F. N. S. Tancredi, discursaram diversas autoridades presentes, entre as quais o prefeito municipal de Belém, Edmilson Rodrigues, e o ilustre Professor Doutor Aldo da Cunha Rebouças, da USP - Universidade de São Paulo e ex-presidente Nacional da ABAS e da Associação Latino-Americana de Águas Subterrâneas - ALHSUD. 
Um destaque do evento foi a palestra sobre o tema “Água, Capital Ecológico” , proferida por Aldo Rebouças, enfatizando o valor econômico da água e criticando a falta de gestão no aproveitamento dos recursos hídricos do planeta, cujas dramáticas conseqüências resultarão na grande crise mundial de água, prevista para as primeiras décadas do próximo milênio.  
As comemorações também foram prestigiadas pelo presidente nacional da ABAS, Itabaraci Cavalcante; por Manfredo Ximenes Ponte, presidente da SAAEB - Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Belém; e por diversos deputados, vereadores e muitos profissionais do setor, entre os quais destacamos Wilson de Oliveira, diretor da Petem Hidrogeologia e Poços e Tino Antonio, diretor técnico da Higiservice Saneamento.  
Além do apoio da SAAEB e da Petem, a promoção contou com o patrocínio da Femac Geosolo, Multicasa, Abraão Neto Engenharia, Bombas Cardinali e Enfibra.  
Na oportunidade foram reforçadas as articulações junto a diversos órgãos, objetivando o lançamento de um concurso público destinado a escolha do projeto “Monumento às Águas de Belém” que poderá ser erigido na Praça Amazonas. Atualmente poucos sabem que toda a área da Praça Amazonas e Av. 16 de Novembro é resultado de um aterro sobre uma grande área que era alagada pelo antigo Igarapé do Pirí, que desaguava no Ver-O-Peso, e foi um dos primeiros mananciais utilizados para o consumo humano da nossa cidade há quase duzentos anos.  
A idéia desse concurso, original do Dr. Manfredo Ximenes Ponte, presidente da SAAEB, conta com o aval do prefeito Edmilson Rodrigues e apoio da Secretaria de Urbanismo e Instituto dos Arquitetos do Brasil. 
Toda diretoria da ABAS está procurando acelerar o andamento desse inspirado projeto, na tentativa de inaugurar o monumento durante o XI Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, a ser realizado em Belém entre 14 a 17 de setembro deste ano (1999).

SAAEB INOVANDO EM ICOARACI 
Conforme foi noticiado pelo jornal O Liberal do dia 03 do corrente, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Belém (SAAEB) começa a colocar em prática o Desenvolvimento Institucional do Órgão, realizando experiência pioneira em poços tubulares integrantes do sistema de abastecimento de água, no Distrito de Icoaraci.  
Em parceria com as empresas Resmat Parsch do Brasil e Angus Flexible Pipelines da Inglaterra, representadas no Pará pelo Sr. Antonio Ciccio, diretor da Segam da Amazônia, a SAAEB está viabilizando a implantação de uma alternativa tecnológica que substitui a tradicional tubulação rígida da coluna de recalque de poços profundos, por uma tubulação flexível, fabricada com fios sintéticos de altíssima resistência. 
Entre as inúmeras vantagens oferecidas pelo novo material, destaca-se a economia de tempo e mão de obra nos procedimentos de instalação e manutenção dos equipamentos. Enquanto uma operação com o sistema convencional de tubos rígidos exigia 10 funcionários e 12 horas de serviços, com a nova tecnologia as mesmas operações podem ser concluídas em apenas 3 horas com somente 3 funcionários. Como resultado a SAAEB passa a ter maior produtividade e modernização nos procedimentos operacionais, utilizando a mesma tecnologia já consagrada na Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos. 
Deve-se destacar que com essa iniciativa o Distrito de Icoaraci coloca o Pará na vanguarda do uso dessa tecnologia, realizando a primeira experiência do gênero em toda a América Latina. Tanto a SAAEB quanto a Segam da Amazônia estão demonstrando que não é preciso ser o maior para ser o melhor. Parabéns! 

        C O N T A - G O T A S      

Trazer icebergs dos pólos para as regiões desérticas é um sonho dos cientistas - Os cientistas sonham em trazer gigantescos icebergs dos pólos, para suprir de água doce as regiões desérticas do planeta. A grande dificuldade é que os icebergs se derretem com rapidez em contato com temperaturas maiores. Assim sendo, a solução do problema seria o isolamento térmico. Mas como “embrulhar” uma montanha de gelo, de dois quilômetros de comprimento, 400 metros de altura, pesando 100 milhões de toneladas? 

Prova da origem da vida estaria no sangue - A prova de que a vida começou nos oceanos e evoluiu até o homem estaria no teor de sal do sangue, que é de 7 por mil, o mesmo da água do mar, cuja proporção também se mantém na lágrima que evita o ressecamento dos olhos. 

=============
"A civilização sempre dependeu da água.   
Brevemente a recíproca será verdadeira."

( S. Silva )

                              [ ÍNDICE ]                                 Até breve!                     
Sergio Silva