Julho 1999
Home Acima Dezembro 1998 Janeiro 1999 Fevereiro 1999 Março 1999 Abril 1999 Maio 1999 Junho 1999 Julho 1999 Agosto 1999 Setembro 1999 Outubro 1999 Novembro 1999 Dezembro 1999 Janeiro 2000 Fevereiro 2000 Março 2000 Abril 2000 Maio 2000 Junho 2000 Julho 2000

 

REFLEXÕES  SOBRE  A  ÁGUA...
Tudo o que você precisa saber sobre a água, agora também na Internet: sergiosilva@higiservice.com.br

== ANO IX == Nº. 108 ===== JULHO / 1999 ==== Colaboração Sergio Silva ======

LOTUS COMEMORA MAIORIDADE EM GRANDE ESTILO
Ao registrar o 21º. aniversário, a Lotus Administração está dando uma indiscutível demonstração de maturidade, plenitude e competência no mundo da prestação de serviços a condomínios e dos negócios imobiliários. Depois de magnífico trabalho de restauração do palacete da Magalhães Barata, 1005, a Lotus passa a atender em seu novo endereço ampliando seu atendimento.  
Além das suas atividades tradicionais, a Lotus coloca à disposição da nossa comunidade os seus serviços de cobrança especializada de encargos condominiais em atraso e assessoria na elaboração do seguro obrigatório dos condomínios. Ao mesmo tempo, anuncia a inauguração da Lotus Negócios Imobiliários Ltda., que atuará na locação, administração e venda de imóveis usados, além da incorporação e lançamento de novos empreendimentos imobiliários, fazendo parte de uma grande rede, com associados em 22 capitais brasileiras e mais Buenos Aires, Punta del Leste, Miami, New York e Paris. 
Durante os nove anos -comemorados nesta edição- em que edito e assino esta coluna, tenho tido a satisfação de testemunhar o dinamismo empreendedor e a filosofia ética de trabalho que se refletem na atuação do empresário Augusto Teixeira, a quem enviamos publicamente os nossos parabéns pelo seu brilhante desempenho. 

CONDOMÍNIOS ESTÃO REATIVANDO POÇOS QUE APRESENTAVAM EXCESSO DE FERRO 
A
matéria publicada mês passado nesta coluna, sobre a nova tecnologia disponível para o tratamento de águas de poços contendo teores elevados de ferro, provocou muitas consultas e grande expectativa por parte de síndicos atormentados pelo problema. A procura foi bem maior do que a capacidade imediata de atendimento por parte da empresa que introduziu a novidade no Pará, e que é detentora da distribuição dos produtos complexantes que são adicionados na saída do poço, quando íons ferro e/ou manganês da água ainda não oxidaram e esta ainda conserva a sua aparência límpida e cristalina. A solução complexante, injetada através de um sistema dosador, é capaz de rapidamente capturar íons Fe e Mn solúveis e encerrá-los em uma macromolécula extremamente estável, que nem uma cloração vigorosa é capaz de quebrar. Desta forma, ferro e manganês permanecem solúveis e a água com os parâmetros de cor, turbidez, odor e gosto normais. Não há incrustações ou manchas e, mesmo se já existirem, a água tratada é capaz de removê-las lentamente, desincrustando as superfícies por onde passa.  
Os resultados tem comprovado a eficácia do novo método e diversos condomínios já estão reativando poços que haviam sido abandonados por causa do excesso de ferro em sua água. O primeiro passo é providenciar uma análise da água do poço e entrar na “fila” de atendimento... 

CREDENCIAMENTO ABAS PARA PERFURADORES 
Ao contratar a perfuração de um poço profundo exija da empresa responsável o “Selo de Credenciamento ABAS”. Ele é uma das garantias da idoneidade técnica e profissional da empresa que você está contratando. Toda empresa credenciada pela ABAS deve, obrigatoriamente, preencher rigorosos requisitos técnicos de padrão internacional para obter tal certificação.  

“POR QUE AS PEDRAS DE GELO TÊM BOLHAS DE AR DENTRO?”  
Na água existe ar, que se dissolve no líquido quando ele está à temperatura ambiente. Quando se reduz a temperatura, a água tende a eliminar tudo o que estiver dissolvido nela. Isso acontece porque, com o resfriamento, aumenta também a força de coesão, que mantém as moléculas de água unidas, expulsando as demais moléculas. Se colocarmos uma mistura de água com sal no freezer, a base do cubo, que se congela primeiro, ficará praticamente sem sal, pois ele será expulso. O mineral se concentrará na superfície, que é a última a se solidificar. “O mesmo acontece com o ar dissolvido na água”, explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo. À medida em que o gelo vai se formando, o ar se separa, criando pequenas bolhas que ficam aprisionadas no topo da água solidificada. (S.I.03/97) 

        C O N T A - G O T A S       

Existem vestígios de que o homem já utilizava água subterrânea desde o ano 12.000 a.C.. 
Em 5.000 a.C. os chineses já perfuravam poços de até 100 metros de profundidade! 

Entre 1970 e 1995 foram perfurados 12 milhões de poços profundos no mundo inteiro. Ribeirão Preto, em São Paulo, é totalmente abastecida por água subterrânea e a cidade de São Sebastião, com 60 mil habitantes, também. Para 80% das cidades brasileiras a água subterrânea representa a alternativa mais barata, dispensando obras caras de captação, adução e tratamento. 

Atualmente nos EUA são perfurados em média entre 800 mil e 900 mil poços por ano. No Brasil o número é de 8 mil a 10 mil por ano, sendo São Paulo o estado que mais utiliza águas subterrâneas. 

Segundo a ONU, se os problemas de abastecimento de água não forem resolvidos em tempo hábil, a escassez poderá atingir 3 bilhões de pessoas no ano 2025. 

=============
"Reconhecer que não temos respostas,leva-nos a refletir se estamos fazendo as perguntas certas."  
( Bel Mooney )

                              [ ÍNDICE ]                                 Até breve!                     
Sergio Silva