Setembro 1999
Home Acima Dezembro 1998 Janeiro 1999 Fevereiro 1999 Março 1999 Abril 1999 Maio 1999 Junho 1999 Julho 1999 Agosto 1999 Setembro 1999 Outubro 1999 Novembro 1999 Dezembro 1999 Janeiro 2000 Fevereiro 2000 Março 2000 Abril 2000 Maio 2000 Junho 2000 Julho 2000

 

REFLEXÕES  SOBRE  A  ÁGUA...
Tudo o que você precisa saber sobre a água, agora também na Internet: sergiosilva@higiservice.com.br

==ANO X== Nº. 110 ===== SETEMBRO / 1999 ==== Colaboração Sergio Silva ======

XI ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS 
Para técnicos do setor, estudantes e mesmo para usuários que queiram obter mais informações a respeito de poços tubulares e águas subterrâneas, cabe lembrar que ainda há tempo de se inscrever para participar do XI Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, promovido pela ABAS que será realizado de 14 a 17 deste mês em Belém, no Centro de Convenções do Hotel Hilton - Belém.
É lamentável que no limiar do terceiro milênio ainda existam usuários incautos imaginando que qualquer prestador de serviços é capaz de construir um poço!  
Segundo Itabaraci N. Cavalcante, presidente nacional da ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas o “poço tubular é uma obra de engenharia hidrogeológica”, com o que concordamos plenamente.  
No editorial de “Abas Informa” nº. 93, Cavalcante também afirma que “A conscientização de que água representa um recurso econômico competitivo no mercado vem se fortalecendo e prevalecendo, aos poucos, sobre temas outros, não tão importantes mas colocados pela mídia em primeiro plano. A carência de água para beber, principalmente no nordeste do Brasil, faz com que nos preocupemos, cada vez mais, em atingir um número cada vez maior de pessoas esclarecidas da importância deste líquido, que possam difundir o uso racional e a necessidade de tê-lo no dia-a-dia. Como ponto básico na busca deste bem mineral líquido encontra-se a construção de poços, que realizada com técnica e conhecimento pode traduzir-se em alegria para o cliente que espera, antes de tudo, ter um poço produtor. O Encontro Nacional de Perfuradores de Poços a ser realizado em Belém em setembro já constitui-se em uma realidade, onde a ABAS/Núcleo Pará promete realizar um evento ímpar, contribuindo para a divulgação do conhecimento das águas subterrâneas e da construção de obras de engenharia hidrogeológica, ou seja, poços tubulares. A ABAS convoca a todos os usuários de água a participarem deste evento, que representará, sem dúvida nenhuma, mais um ponto alto sobre águas subterrâneas no Brasil.“  
As inscrições podem ser feitas na ABAS/Núcleo Pará ou pelo telefone (0xx11) 3104-6412 ou ainda pelo e-mail abas@ruralsp.com.br.

No programa: Gerenciamento Integrado das Águas; Mercado de Perfuração de Poços Públicos e Privados; Potencial Hidrogeológico da Bacia Amazônica; Operação, Manutenção e Reabilitação de Poços; Qualidade de Poços - Normas e Técnicas de Construção; Mercado de Águas Subterrâneas; Água Subterrânea para Abastecimento Público; e, Metodologia e Técnica de Perfuração de Poços na Amazônia. Todos os temas serão presididos e apresentados por expositores do mais alto gabarito,  de importantes órgãos públicos e empresas do ramo. 

POÇOS COM TEORES ELEVADOS DE FERRO NA ÁGUA JÁ TEM SOLUÇÃO PRÁTICA 
O novo sistema de tratamento de águas subterrâneas com teores indesejáveis de ferro, introduzido no Estado do Pará pela Higiservice Saneamento, já está apresentando excelentes resultados. Os moradores de um dos condomínios já atendidos, que sofriam na pele os efeitos negativos do excesso de ferro há anos, estão agora satisfeitos com a água cristalina produzida pelo seu poço que estava em vias de ser abandonado.
A notável diferença foi sentida nos primeiros dias de tratamento. A água deixou de ter o aspecto amarelado e o odor desagradável desapareceu, tornando-se cristalina, insípida e inodora como deve ser a água destinada ao consumo humano.
O custo de instalação da bomba dosadora de alta precisão representou um pequeno valor para cada condômino e a manutenção do sistema fica muito barata e, no caso do condomínio em questão, restringe-se ao consumo de cerca de 15 litros mensais do produto complexante.
A cada vez que a bomba do poço é acionada o aparelho dosador, devidamente calibrado, injeta na água pequenas porções do produto, capaz de capturar íons Fe e Mn solúveis e encerrá-los em uma macromolécula extremamente estável, incapaz de ser quebrada até mesmo por uma cloração vigorosa. Desta forma, ferro e manganês permanecem solúveis e a água com os parâmetros de cor, turbidez, odor e gosto absolutamente normais.
É a tecnologia de ponta a serviço da qualidade de vida! Uma solução eficiente, barata e ao alcance de todos. 

        C O N T A - G O T A S       

Prejuízo causado pelos cupins no mundo chega a 10 bilhões de dólares ao ano - Esse é o valor da madeira que os cupins destroem por ano em todo o mundo. Entendidos dizem que um método fácil de eliminá-los, quando entram voando em casa, é com um prato com água, colocado de forma a refletir a luz de uma lâmpada. Os cupins afogam-se na água, atraídos pela "ilusão de ótica".

Tuberculose matou quase 8 pessoas por minuto na última década - A tuberculose, depois de praticamente controlada na década dos anos 40, volta a preocupar os médicos. A doença matou nos últimos 10 anos, cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, ou seja, a incrível média de 7,7 pessoas por minuto.

==================

“Se você sonhar, se você acreditar, se você tentar;  não haverá nada que não possa fazer!”

(Coronel Sales / Adm. Cond. Conj. Ipiranga - Bloco C)

                              [ ÍNDICE ]                                 Até breve!                     
Sergio Silva