Novembro 1999
Home Acima Dezembro 1998 Janeiro 1999 Fevereiro 1999 Março 1999 Abril 1999 Maio 1999 Junho 1999 Julho 1999 Agosto 1999 Setembro 1999 Outubro 1999 Novembro 1999 Dezembro 1999 Janeiro 2000 Fevereiro 2000 Março 2000 Abril 2000 Maio 2000 Junho 2000 Julho 2000

 

REFLEXÕES  SOBRE  A  ÁGUA...
Tudo o que você precisa saber sobre a água, agora também na Internet: sergiosilva@higiservice.com.br

==ANO X== Nº. 112 ===== NOVEMBRO / 1999 ==== Colaboração Sergio Silva ======

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, INSUMO BÁSICO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL 

O evento “Águas Subterrâneas, insumo básico para o desenvolvimento econômico e social”, promovido pela ABAS Núcleo RJ, a ser realizado no Rio de 7 a 9 de novembro, será desenvolvido sob a forma de palestras proferidas por especialistas geólogos e por uma mesa redonda composta por várias instituições públicas.  

O texto “Escopo do Programa”, que abre o folder de divulgação do evento, apresenta a seguinte mensagem de abertura: “Água é Vida". No nosso dia a dia, talvez, não nos damos conta de quão profunda é a realidade desta expressão. Na sociedade moderna nos acostumamos a ter as facilidades e confortos ao alcance de nossas mãos e nos esquecemos de olhar ao lado e nos imaginar sem este recurso.  

Sem água não existiriam indústrias, sem água não existiria agricultura, sem água não existiria saúde, sem água não existiria nada;  Água é Vida.  

Com o presente evento a ABAS quer trazer a todos a consciência do uso da água, principalmente aquela que se encontra em aqüíferos, ou seja, a Água Subterrânea. 

É inegável a importância deste evento como fórum de esclarecimento e discussão. Nele serão colocados, lado a lado, diversos setores da sociedade que trocarão experiências e idéias relativas a um ideal que une toda a humanidade: Vida, ou seja, Água.  

Nestes três dias, a ABAS espera que todos possam contribuir para a consciência do uso planejado deste precioso recurso, importantíssimo para o desenvolvimento social”. 

No domingo, dia 7, sob o tema “Parece brincadeira, mas é coisa séria”, na Praia de Copacabana, haverá distribuição de material de divulgação da ABAS e do evento em barraca especialmente montada para este fim. Durante todo o dia será efetuado um amplo trabalho de divulgação sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos em geral, e da água subterrânea em particular. Ênfase especial será dada aos aspectos ambientais ligados ao uso e preservação da água. Haverá venda e distribuição de material promocional como bonés e bottons e convite ao público para visitar os painéis sobre o tema, instalados no hall do South American Copacabana Hotel, situado à rua Francisco Sá, 90 - Copacabana - Rio de Janeiro - onde será realizado o evento.  

A sessão de abertura está marcada para às 20 horas, nas dependências do Hotel, com a prometida presença do vice presidente da república, Dr. Marco Maciel, e de outras autoridades estaduais e municipais; ocasião em que haverá uma apresentação do Coral CPRM, seguida de um coquetel de confraternização, para incentivar a aproximação pessoal dos participantes.

MÚLTIPLOS USOS DA ÁGUA DE HOJE, ÁGUA DE SEMPRE...

Os temas das palestras incluídas no programa do evento promovido pela ABAS demonstram que os estudos e as preocupações dos técnicos e profissionais do setor abrangem os mais variados usos da água. Afinal, a água que usamos hoje é a mesma de ontem e de sempre.  

As palestras constantes do programa são:

Segunda-feira, 08/11 Manhã: “Água Subterrânea e Usos Industriais” (Carlos E. Q. Giampá - Hidrogesp); “Água Subterrânea e Usos Agrícolas” (palestra a ser proferida por representante da Maisa Agroindustrial S.A.). Tarde: “Água Subterrânea e Abastecimento Público” (Álvaro Lisboa - Sudersa/PR); “Água Subterrânea e Água Mineral” (palestra a ser proferida por representante da Abinam - Associação Brasileira das Industrias de Águas Minerais.

Terça-feira, 09/11 Manhã: “Água e Saúde” (Dr. Wander Biazolli - médico); “Gestão Ativa de Aqüíferos” (Aldo Rebouças - Hidroambiente Consultoria).Tarde: “Água Subterrânea e Energia” (Professor Ernani Rosa Filho - Universidade Federal do Paraná); “Rio de Janeiro e as Águas Subterrâneas” (Mesa Redonda a ser composta por representantes de instituições públicas ligadas aos recursos hídricos. 

Informações: Rio 522-0040 ou S.P. 3104-6412.

        C O N T A - G O T A S       

Administração Exemplar - Depois de muitos anos à frente da administração do Condomínio Edifício El Greco, na Doca, a senhora Izabel Pinto terá um merecido descanso da espinhosa função de síndica do condomínio. 

Durante a sua exemplar administração, Izabel Pinto realizou diversas benfeitorias com o apoio dos condôminos, destacando-se a colocação de portões automáticos; reforma do hall de entrada, nova iluminação e novo piso; recuperação e impermeabilização de todos os reservatórios de água do prédio; instalação de sensores automáticos ultra sensíveis que acendem as luzes ao menor movimento, para maior conforto e segurança das pessoas em transito por escadas e corredores. 

Ela também acabou com o problema das panes constantes da antiga bomba injetora do poço, com a instalação de uma poderosa bomba submersa.

Izabel Pinto não esqueceu de nada! Instalou também um formidável Circuito Interno de TV. Trata-se de um sistema de vigilância, com segurança de primeiro mundo.

Os nossos parabéns para a senhora Izabel Pinto, e votos de sucesso para o seu sucessor, Sr. Charles.

Agradecemos pelo carinho de todos que se preocuparam ou telefonaram para saber do estado de saúde de Sergio Silva, titular desta coluna. Ele está fora de perigo e logo terá alta!

                              [ ÍNDICE ]                                 Até breve!